sexta-feira, 12 de setembro de 2014

V. Setúbal 0:5 Benfica

4ªjornada Liga - 12 Setembro 2014

Mais um ano que arrastámos a existência para longe do quotidiano e fomos de férias para os confins da natureza... Mas o tempo depressa nos afastou da intimidade da serra…
Confiamos em Deus para retomar os circuitos da cidade... agora que chuva já cai em abundância, no declínio do Verão, trocando guarda-roupa, experimentando repetidos sentimentos ou reféns de novas emoções…
Mas a paixão pelo Benfica nunca esmorece, a conquista sofrida da Supertaça, em cada jogo da liga, no incentivo que fui dar a alguns jogadores, à saída do centro de estágio…
Chegados à 4ª jornada, já mostramos bom futebol, consequência da manutenção da qualidade e maturidade de alguns jogadores: Luisão, Maxi, André, Enzo, Gaitan, Salvio e Lima, aliado ao reforço de outros com experiência como Eliseu (confirmação), Talisca (revelação), Julio César (valor seguro),Samaris (compacto)… já para não falar numa retaguarda de peso, Pizi, Nelson Oliveira, Lizandro…, só para falar em alguns.

Mas vamos ao jogo 4 desta Liga, antecipado para 6ª-feira, em Setúbal: O Benfica apresentou-se com um onze de luxo, na estreia de Samaris como médio defensivo, que mostrou atributos e capacidade.
O Vitória até entrou bem no jogo, com Manú e Zequinha nos flancos a imprimir um ritmo forte, mas foi o Benfica que chegou ao golo, aos 9 minutos, depois de uma arrancada de Enzo, Salvio destacado na zona central à entrada da área, atirou colocadíssimo para um grande golo.

A equipa da casa quis continuar a dar réplica, mas os últimos dez minutos da primeira parte foram fatais, Gaitán assumiu a batuta e levou a equipa para a frente, ofereceu o segundo a Talisca que falhou por centímetros. Mas logo a seguir, vieram mais duas situações, concretizadas num espaço de cinco minutos, o primeiro no meio da área, depois duma bola cruzada por Gaitán e o segundo na marcação de um livre, surpreendendo de rasteiro, por baixo da barreira. 

Domingos fez duas alterações para o início da segunda parte, lançando Vinícius e Forbes de uma assentada, mas o Benfica conseguiu entrar com a mesma dinâmica e criou bastantes oportunidades, com Talisca a completar o «hat-trick», aos 54 minutos, numa recarga a um primeiro remate de Salvio.
O Benfica atacava agora em ondas sucessivas com Lima, ávido, a tentar quebrar o jejum que já dura há onze jogos, tentou marcar de todas as formas, mas a bola recusou-se a entrar.

O Vitória já não sabia o que fazer, cada vez que subia, abria portas para mais um ataque do Benfica. O quinto golo foi ensaiado vezes sem conta até que Ola John o confirmou, tendo apenas de encostar, bem servido por Lima. 
Até final, o Benfica teve novas oportunidades para marcar, com destaque para mais uma de Lima, destacado diante de Lukas Raeder.
Pouco antes, Jesus tinha começado as poupanças para a Liga dos Campeões, abdicando primeiro de Gaitán e Eliseu, para lançar o holandês e André Almeida, e, pouco depois também prescindiu de Enzo para oferecer os primeiros minutos de Cristante.

3ª-feira volta a Liga dos campeões logo com um embate perante o Zenite, de Vilas Boas, um duelo de titãs, com uma moral e ajuda dos adeptos que esperamos materializar em vitória…

Nenhum comentário: