O Maio florido e verdejante que flameja na claridade dos dias, uma brisa que amaina o esplendor na negridão. Tempo de manifestações populares, devoção a Maria, de sentir a religiosidade ou evidenciar a alegria do futebol…
Foi num desses findares de dia - 7 de Maio, ali mais ou menos no centro de Portugal, com um ambiente espetacular, a cidade de Leiria a emoldurar a graciosa cerimónia da 7ª final da Taça da Liga.
Jorge Jesus tinha dito que “Numa Final não há favoritos… há que prová-lo dentro de campo” e foi isso que aconteceu, perante um adversário incómodo e com uma grande atitude, que quis discutir o jogo enquanto teve forças físicas e anímicas, que entrou com uma vontade enorme de ser feliz, mas que encontrou sempre um Benfica forte e confiante, suficientemente empenhado em levar a melhor…
O primeiro sinal veio de Lima, aos 3’, a testar os reflexos de Ventura, na resposta, espetacular defesa de Oblak, numa jogada rápida de Pedro Santos a aparecer isolado pela direita. Depois do fulgor inicial, o Benfica foi impondo a sua força, não obstante a resposta sempre pronta do Rio Ave, foi Luisão, aos 10´, de cabeça; Rodrigo, aos 13’, num remate acrobático e depois aos 17’, na cobrança de um livre direto, que tiveram preciosas oportunidades para inaugurar o marcador. Aos 39’, mais uma jogada vistosa do Benfica, com Ventura a negar o golo a Rodrigo, mas logo a seguir, este não deu hipótese, na sequência de um canto, fez o 1-0 para delírio dos adeptos.
No reatar, ritmo mais lento, um Benfica inteligente e pragmático, em clara gestão da vantagem, apesar de curta, que mesmo assim, Lima, Gaitán, Enzo, tiveram oportunidade de ampliar. Mas havia de ser o gigante Luisão que, aos 67’, subiu mais alto e, de cabeça, na conversão de um livre, fez o 2-0, resultado que se manteve até ao apito final, mesmo que ficasse sempre a sensação que, acelerando, marcaria mais golos…
Assim, a primeira final diante do Rio Ave, marcou a conquista da 5.ª Taça da Liga, em sete edições da prova, mais uma para constar do Museu e do orgulho de Cosme Damião, dos amantes deste grandioso clube.
No próximo sábado, cumpre-se a última jornada do Campeonato Nacional, para no dia 14 de Maio, passarmos por mais um momento alto da nossa história, com a segunda Final - Liga Europa, em Turim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário